Windows vs Linux


4 diferenças entre os sistemas operacionais

Windows


Seu primeiro lançamento foi em 1985, ele é desenvolvido pela empresa Microsoft e atualmente está na sua versão 11.

O último lançamento vem trazendo novidades para aprimorar o uso de computadores, além de deixá-los mais seguros.


A Microsoft já chegou a informar que existem mais de 1,5 bilhões de usuários de Windows no mundo. O programa de análise Digital do Governo dos Estados Unidos conseguiu detectar que em 2020 a origem de acessos no país, que em 2020 o Windows 10 subiu para 87,8% dos computadores que tem esse sistema operacional.

Outro fato interessante, é a sua instalação que exige pouco do conhecimento do usuário, se tornando simples e didático as configurações de suas telas.

Linux


Completamente diferente, o Linux é um software livre e de código aberto, lá você pode copiar e alterar o soft de todos os jeitos. Ele é um sistema gratuito. O Kernel Linux, é o principal componente desse sistema operacional, essencial.

Esse sistema foi criado em 1990, pelo Linus Torvalds, na Finlândia e licenciado pelo GNU General Public License (GPL), uma organização para incentivar a criação de softwares livres, porém não atraiu muito a atenção das pessoas ficando incompleto. Nesse momento o Linus entrou em ação com o Linux, colocando o código-fonte do sistema dentro dessa organização para conseguir mais desenvolvedores e ter a ajuda de todos para crescer.


Suporte

Alguns anos atrás para você instalar o Linux, era preciso um processo extenso para escolher a dedo todos os equipamentos do seu computador ou não teria uma instalação completamente funcional. Hoje você já encontra algo mais claro e distribuições com chances de funcionar 100%, em qualquer PC ou laptop.

O Windows, você tem certeza de que cada parte do hardware vai ter um funcionamento completo no seu sistema, com certeza ainda tem alguns processos que vai ser preciso de tempo na caça de drivers que você não possui CD de instalação.

Interface e usabilidade

Quando o assunto é esse, são dois sistemas operacionais que vão para caminhos diferentes. O sistema da Microsoft é único, tendo a mesma operação e interface, já o Linux pode variar, oferece uma interface gráfica que o usuário pode instalar por conta própria e personalizar amplamente.

Programas e jogos

As críticas sobre a falta de aplicativos para o Linux se tornou comum, diferente do Windows que disponibiliza diversas opções que podem ser instaladas via Microsoft Store ou direto dos downloads da internet. Mesmo assim, é possível encontrar programas compatíveis, por exemplo: Inkscape, tem as funções do Adobe Illustrator, enquanto o GIMP compete direto com o Photoshop.

Um ponto delicado é para quem procura por jogos, e relação a isso a melhor escolha é o Windows, já que nem todos os games rodam no Linux.


Segurança

O Sistema operacional Kernel Linux, pode ser mais seguro, não significa que não existem malwares, mas os criminosos concentram mais suas tentativas dentro do Windows. Além disso, o Linux sendo completamente aberto, permite a liberdade do controle do sistema. Mas, não podemos deixar de destacar a importância de evitar acessar páginas, apps e pacotes duvidosos, não depende apenas do sistema operacional e sim a ajuda dos usuários também.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo